3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Bairro de Mãe Luiza é beneficiado com a Caravana Cidadã

Geral

02.09.2014

O bairro de Mãe Luiza recebeu no domingo (31), no ginásio poliesportivo, Arena do Morro, das 8h às 14h, a VI Caravana Cidadã, uma ação da Caravana Natal Feliz que faz parte do projeto solidário vinculado à Paróquia de Nossa Senhora das Graças e Santa Terezinha. Na oportunidade, uma série de serviços foram disponibilizados gratuitamente à comunidade, como: atendimentos médicos, farmacêuticos, palestras e organização de atividades recreativas, como: pula-pula, orientação de higienização bucal com fantoches, pintura de unhas.
A Marinha esteve presente com uma exposição de equipamentos para o dia-a-dia e os que são utilizados em missão. Puderam mostrar as formas de ingressar na Marinha.
Policiais do BOPE estiveram presentes também e puderam exibir alguns equipamentos e um robô explosivo que é utilizado em serviço.
Com relação a área odontológica, profissionais do SESC orientaram com relação a higienização bucal com apresentação de fantoches. Em seguida, estudantes de odontologia do 8º período da UNP ensinavam como escovar os dentes de forma correta, aplicação de flúor e extração do dente, caso houvesse necessidade.
Para o evento contou-se com a participação de especialistas em clínica médica, endocrinologia, dermatologia, ginecologia, pediatria, mastologia, cardiologia, fisioterapia, farmácia e oftalmologia. A população recebeu atendimento nas áreas de psicologia, nutrição e a oportunidade de cortar o cabelo ou fazer sobrancelha gratuitamente.
Além disso, testes rápidos de HIV, sífilis e de glicose foram feitos com a comunidade. Foram disponibilizadas ainda diversas vacinas, como por exemplo, a de meningite.
Ano passado, a COOPMED-RN marcou presença no evento com uma expressiva participação de médicos voluntários. Este ano, o número aumentou e consequentemente, mais pessoas puderam ser atendidas. Cerca de mil e quinhentos procedimentos foram realizados.
Os atendimentos médicos foram feitos mediante a apresentação de fichas com horário previamente marcado.
O médico dermatologista Pedro Trindade, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia participa desde a primeira edição e nos falou sobre a sua experiência. “É uma iniciativa elogiável, evento muito organizado. As pessoas que coordenam estão de parabéns. Eles se envolvem muito e tudo ganha resolutividade rápida. Número expressivo de médicos e de pessoas sendo atendidas”, ressaltou o médico.
O otorrinolaringologista, Pedro Cavalcanti sempre esteve presente em todas as edições da ação. “A organização do evento é algo que já se consolidou. O que acho interessante nesse projeto é a oportunidade que temos de criarmos o sentimento de ação social e humanização nos médicos e principalmente, nos mais jovens”, completou.

 Saiba mais sobre a Caravana Natal Feliz
Um projeto solidário vinculado á Paróquia de Nossa Senhora das Graças e Santa Terezinha, que tem o objetivo de alcançar casas distantes e pouco acessíveis e levar a palavra de Deus, alimentos, roupas, brinquedos e o verdadeiro espírito do Natal às famílias carentes residentes no interior do Estado. A Caravana conta com a colaboração de 164 voluntários que trabalham divididos por equipes.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação COOPMED