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Baixo desempenho escolar na adolescência está ligado aos genes da dopamina

Geral

27.05.2016

O desempenho escolar de adolescentes irá sofrer em pelo menos uma das quatro matérias principais – português, matemática, ciências e história – se o DNA tiver uma ou mais de três variantes específicas de genes da dopamina. É o que diz um estudo conduzido pelo famoso criminologista Kevin M. Beaver, da Florida State University. "Nós acreditamos que os genes da dopamina afetam as notas porque eles já foram relacionados antes a fatores associados com a performance acadêmica, incluindo a delinquência juvenil, memória, inteligência e habilidades cognitivas, déficit de atenção e outros", diz Beaver. A análise foi feita usando o DNA e os dados do estilo de vida de um grupo com 2.500 estudantes de ensino fundamental e médio nos Estados Unidos, acompanhados entre 1994 e 2008. "Nós descobrimos que quando o número de certas variantes dos genes da dopamina aumentaram, as médias escolares diminuíram, e a diferença foi estatisticamente significante", diz Beaver. Essa pode ser a diferença entre ser aceito numa boa faculdade ou ser rejeitado. "Infelizmente, sabemos que estudantes com um pior desempenho na escola geralmente têm uma tendência maior de participar em atividades antissociais ou até criminais, e não de cursar uma faculdade e conseguir uma carreira com boa remuneração", completou o criminologista. Reprodução: http://saude.hsw.uol.com.br/