3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Beleza: harmonia entre proporção e naturalidade

Geral

30.03.2015

A entrevista com o cirurgião Paulo Henrique Duarte é uma aula sobre procedimentos, recomendações e alertas. Mesmo muito jovem, ele já traz experiência e o currículo de quem atua em procedimentos no Rio Grande do Norte e em Minas Gerais.
Quando o assunto é transplante capilar, ele observa que a calvície é mais comum nos homens e se há uma progressão no início da fase adulta, o mais provável é a necessidade do transplante capilar. E os números apresentados por ele soam como estímulo: a cirurgia alcança um índice de sucesso de 90% a 92%,ou seja, de cerca de 100 fios transplantados, 90 a 92 apresentam crescimento.

“É indicado quando há um insucesso no tratamento clínico, muitas vezes quando não se consegue uma estabilização da área calva”, destacou. Ele observou que o tratamento é mais indicado para as calvícies de “progressão rápida”. “Por ter um forte componente genético e ser mais prevalente no homem, quando se inicia (a calvície) no início da idade adulta ela tende a ser mais agressiva”, ressaltou o médico, que realiza os procedimentos no Natal Hospital Center.

Sobre os riscos desse tipo de procedimento, Paulo Henrique Duarte diz que são semelhantes ao de qualquer outra cirurgia.
E se o assunto é plástica, o cirurgião já começou a fazer a “lipoaspiração em alta definição”, que objetiva diretamente a parede abdominal. “Através da um trabalho bem audacioso e preciso, pode-se ‘esculpir’ e ressaltar a beleza dos músculos oblíquos e do reto abdominal, dando uma imagem de uma pessoa mais robusta”, explicou. Mas ele alerta que esse tipo de tratamento não tem eficácia para as pessoas sedentárias.

Confira a entrevista concedida por Paulo Henrique Duarte no 3 por 4 deste domingo:

Em que situação o implante capilar é indicado?
Na verdade, o termo técnico denomina-se transplante capilar, pois há uma transferência de unidades foliculares da região occipital da cabeça ou posterior para uma zona receptora, que seria a área calva. Salvo raras exceções, é indicado quando há um insucesso no tratamento clínico, muitas vezes quando não se consegue uma estabilização da área calva, tornando-se progressiva. Por ter um forte componente genético e ser mais prevalente no homem, quando se inicia (a calvície) no início da idade adulta ela tende a ser mais agressiva. Então, em calvícies de progressão rápida e em casos de insucesso ao tratamento clínico seriam as principais indicações

Qual o risco da cirurgia do implante capilar?
Os riscos são como de qualquer outra cirurgia, que envolvem a parte anestésica e a cirúrgica. Fato é que, quando bem indicada, planejada e bem esclarecida os benefícios e as implicações, os riscos são minimizados. De forma geral, pode-se apresentar áreas com baixa sensibilidade na área doadora, pode haver alargamento da cicatriz, porém os índices são baixos. A cirurgia tem um sucesso de 90 a 92 % de sucesso, ou seja, de cerca de 100 fios transplantados, 90 a 92 apresentam crescimento.

É possível prevenir a calvície ou o indicado para a cirurgia de implante é apenas quando o quadro está avançado?
É possível iniciar um tratamento precoce quando existe o componente familiar, principalmente, e quando o paciente é bem cuidadoso a sua progressão poderá ser amenizada, que inclui tratamento tópico e medicamentoso.

Em termos de técnica para o implante, qual o tratamento mais avançado? É possível aplicá-lo em todo tipo de paciente?
O transplante fio a fio em megassessões é o tratamento mais avançado e o mais natural. Existe uma técnica que não está tão consagrada em nosso meio que é uma técnica que retira menos fios e atua mais como um coadjuvante ou auxiliar, porém seu uso ainda não é consenso. A técnica de fio a fio pode ser aplicada em pacientes que possem uma área doadora adequada, com boa elasticidade, que não esteja com patologias no couro cabeludo e doenças sistêmicas em curso.

Muito está sendo falado sobre a “lipoaspiração de alta definição”. O que é exatamente?
Lipoaspiração de alta definição ou 3D vem como novo conceito para aquelas pessoas que almejam uma maior definição da musculatura da parede abdominal. Através da um trabalho bem audacioso e preciso, pode-se “esculpir” e ressaltar a beleza dos músculos oblíquos e do reto abdominal, dando uma imagem de uma pessoa mais robusta. Vale salientar que de nada vale para aquelas pessoas sedentárias, com risco de saúde e com paredes abdominais com flacidez acentuada.

Um paciente fazer a lipo de alta definição não seria uma vaidade ao extremo?
Não. Seria uma questão de buscar apenas uma auto-imagem mais agradável, pois é salientado que de nada vale uma “escultura” da parede abdominal se o paciente não apresenta pelo menos um estilo de vida saudável. Ela entra como um adjuvante na beleza do abdome, bem como sabemos: um abdome mais definido é alvo de busca de muitas pessoas. Aquelas que realizam atividades físicas e que sentem “falta” de um “Q” a mais podem procurar esse método. Vale salientar que ele não vem trazer um abdome artificial, porém um abdome harmônico .

A lipoaspiração seria a cirurgia mais “vulnerável” para o paciente pelo risco dele, com um descuido, voltar a acumular a gordura?
A lipoaspiração não é destinada ao emagrecimento. Visto isso, pacientes com sobrepeso acentuado ou com IMC (Índice de Massa Corpórea) atingindo a obesidade tem a sua cirurgia postergada até o momento ideal. Em muitos casos, há a necessidade preliminar de se submeter a uma dieta e exercícios específicos para que a lipoaspiração seja indicada. Em casos de descuidos no pós-operatório, o paciente poderá voltar a ganhar peso. Portanto, ele nunca deverá abandonar um método de vida saudável

Como o senhor lida com a indisciplina dos pacientes que fazem lipo e meses depois voltam a engordar?
Serve um “puxão” de orelha e são feitas as observações referentes às implicações da mudança de hábito. O descuido faz com que o paciente torne-se alvo da sua própria falta de cuidados

Como disciplinar o paciente?
Principalmente através de uma anamnese (exame clínico) bem feita, o médico pode levantar pontos importantes que talvez possam influenciar negativamente no pós-operatório. Desse modo, uma conversa sincera tentando analisar quais os pontos “fracos” e tentar revertê-los ao favor do paciente é a chave para uma boa disciplina.

Como cirurgião plástico, como o senhor lida com o conceito de beleza? Já se deparou com a situação de considerar belo algo que o paciente quer mudar?
A beleza é atemporal, é universal, os padrões “métricos” de proporcionalidade são estudados durante a especialização. O conceito de beleza exterior está numa harmonia entre proporção e naturalidade. Porém, o belo para um poderá não ser o belo para o outro. Saliento ainda que a beleza interior é transparecida através de comportamento e estilo de vida, e a mesma influencia diretamente a exterior. Os dois mundos “interno-externo” estão conectados.

A cirurgia de face seria a mais delicada pela preocupação de manter as características do paciente?
A cirurgia de face é uma das mais delicadas, pois além de exigir extrema delicadeza, nossa face é constituída por milhares de estruturas nobres, vasos, nervos sensitivos e motores, além de citar a nobreza das partes que a constituem.

Bate e volta
Qual a parte do corpo mais curiosa para se fazer uma cirurgia plástica? Abdome
O que não se pode mudar no corpo? O que a mente fantasia o que não existe
Como mudar a face sem perder o perfil próprio? Respeitando a base das estruturas da face de cada um

Reprodução: Tribuna do Norte