3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Câmara cria comissão para acompanhar medidas de combate ao zika

Geral

04.02.2016

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira (3), um requerimento para criação de uma comissão externa formada por parlamentares com o objetivo de acompanhar as ações de combate à epidemia de zika vírus e os casos de microcefalia. O requerimento foi apresentado pelo deputado Sarney Filho (PV-MA).

Além da comissão externa, foi aprovado um pedido da deputada Luiza Erundina (PSB-SP) para que a Casa promova uma comissão geral com o intuito de discutir o tema.

Comissão geral é uma sessão de debates no plenário principal da Câmara onde são chamadas as partes envolvidas — representantes do governo e da sociedade civil — para discutir um assunto específico proposto pelos deputados.

Em seu discurso nessa terça-feira (2), na abertura do ano legislativo, a presidente Dilma Rousseff afirmou que "todo o seu governo" estava mobilizado para enfrentar o problema, principalmente o relacionado ao aumento do número de casos de bebês com microcefalia.

Ela garantiu que não faltariam recursos para colocar em prática as medidas necessárias no combate às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti e que o governo estava preparando o SUS (Sistema Único de Saúde) para prestar "rápido atendimento" a crianças com microcefalia.

"Esta sem dúvida será uma de nossas prioridades. Tenho certeza que contarei com a sensibilidade, no caso da zika, do Congresso", afirmou Dilma.

Fonte: R7