3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Campanha de vacinação contra a poliomielite é prorrogada até 4 de setembro

Geral

02.09.2015

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal decidiu prorrogar até a próxima sexta-feira, dia 4 de setembro, a Campanha de Vacinação Contra a Paralisia Infantil. Esta é mais uma oportunidade de pais e responsáveis procurarem uma unidade de saúde, das 8h às 16h, para imunizar as crianças de seis meses a menores de cinco anos.

(Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)
Vacinação tem eficácia superior a 99% (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)
 

Balanço divulgado pelo Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta que até o momento 26.454 crianças foram imunizadas durante a 36ª Campanha Nacional Contra a Poliomielite, que iniciou no dia 15 deste mês, o que corresponde a 53,58%.

“A vacinação contínua sendo a única forma de prevenir a paralisia infantil, uma doença que não tem tratamento. Decidimos prorrogar a campanha para dar mais uma oportunidade para os pais e responsáveis levarem suas crianças para receberem a vacina e conseguirmos manter a Poliomielite erradicada no Brasil”, orienta o secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Juliana Araújo, destaca a importância da campanha e considera que é essencial que os pais e responsáveis levem suas crianças nos postos de vacinação o quanto antes. “A vacina é segura e tem elevada eficácia entre 99% e 100%. Crianças com sintomas como tosse, coriza, rinite ou diarreia podem receber a vacina normalmente”.

O objetivo da campanha, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios, é manter o país livre da pólio, vez que o último caso da doença foi registrado em 1989. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem.

Entretanto, como alguns países da África e Ásia ainda apresentam casos da doença, é essencial manter a população vacinada, para garantir que a paralisia permaneça erradicada no Brasil. Outras doenças, como sarampo e caxumba, também podem ser evitadas por meio da vacinação ainda na infância.

Orientação

Para isso, este ano o Ministério da Saúde realiza, com a campanha contra a pólio, ação para atualizar a caderneta de vacinação infantil. A orientação é que pais e responsáveis, quando levarem as crianças para receber a gotinha contra a paralisia, apresentem a caderneta ao profissional de saúde, que avaliará a necessidade da administração de outras vacinas.

Assim, doses que estiverem em atraso poderão ser aplicadas na hora ou agendadas para outra data, mantendo o esquema vacinal da criança atualizado. Durante a campanha, serão disponibilizadas vacinas contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras.

Fonte: Portal no ar