3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Campanha “Julho Verde” alerta para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Geral

27.07.2015

A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço – SBCCP dá início neste mês à Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, denominada “Julho Verde”, de conscientização da população para os principais fatores de risco da doença: o cigarro e o álcool.

Quando associado, o consumo dessas substâncias multiplica em até 20 vezes a possibilidade de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço.

O dia 27 de julho foi definido como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço no congresso mundial da especialidade, realizado em 2014, pela Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço.

Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA, o câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata, com mais de 18 mil casos diagnosticados anualmente no Brasil. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.

“Todo nódulo persistente no pescoço pode ser câncer, principalmente quando não desaparece espontaneamente em até 21 dias, é endurecido e cresce progressivamente”, explica o cirurgião Rogério Dedivitis, presidente da SBCCP.

Segundo ele, também é recomendável procurar um cirurgião de cabeça e pescoço quando houver uma lesão na boca que não cicatriza espontaneamente em até 21 dias, bem como em caso de rouquidão por mais de três semanas, em especial em fumantes e consumidores habituais de bebidas alcóolicas.

Várias ações de conscientização estão ocorrendo em todo o país, no sentido de alertar a população para a prevenção, sintomas e tratamento da doença. A ideia é que o ‘Julho Verde’ passe a integrar o calendário oficial de campanhas de saúde pública.

Fonte: http://www.sbccp.org.br