3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Campanha #MesmaSeleção incentiva doação de órgãos no Estado

Geral

17.12.2014

A Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos para Transplantes do Rio Grande do Norte (CNCDO) está promovendo a campanha #MesmaSeleção. O projeto é desenvolvido em parceria com estudantes de publicidade e apresenta empresas concorrentes de um mesmo segmento de mercado unidas pela causa da doação de órgãos.

Os primeiros a aderirem foram os clubes de futebol ABC FC Clube e América FC.Inspirada em depoimentos de transplantados e em uma partida de futebol – já que se trata da união dos dois maiores clubes potiguares-, a campanha entrou em campo depois do Setembro Verde, mês nacionalmente dedicado ao tema.

Igualmente a uma prorrogação de um jogo de futebol, simboliza a ideia de ter uma nova chance, de recomeço, assim como é dada uma nova chance de recomeçar/continuar a vida para um paciente transplantado.

A parceria do ABC FC e do AMÉRICA FC busca chamar atenção para a causa e incentivar as pessoas a se declararem doadoras. “Não há dúvidas que uma campanha liderada por importantes times, com destaque no futebol nacional, despertará a atenção e a curiosidade das torcidas pelo tema. A Central de Transplantes do RN está agora, pela primeira vez na sua história, diante de um público alvo até então difícil de ser atingido em suas campanhas sociais: o público masculino”, explica Patrícia Suerda, subcoordenadora da CNCDO/RN.

SEGUNDO TEMPO

Para divulgação da campanha nas redes sociais – inspirados no refrão do jingle oficial-, o ABC e o América de Natal são “substituídos” por empresas e instituições parceiras. A doação de órgãos ainda é um tabu para muitos e dificilmente é discutida entre familiares ou amigos. Para algumas pessoas é falar sobre a morte, para outras é a continuidade da vida. Em consequência disso, o debate muitas vezes fica restrito a sites e páginas relacionados à área da saúde.

Para driblar essa barreira e levar informações a segmentos difíceis de serem atingidos – inspiradas na união dos clubes ABC e América de Natal -, outras empresas e instituições foram convocadas para entrar em campo com a #MesmaSeleção. Até o momento mais de 80 empresas importantes já aderiram à campanha em todo o Estado.

A regra é clara: todos que apoiam o projeto são orientados a compartilhar uma arte padrão em suas redes sociais em prol da causa. De forma VOLUNTÁRIA, a mesma arte deve ser publicada por uma empresa concorrente ou instituição do mesmo segmento. O objetivo dessas inesperadas parcerias, além de despertar atenção, é fazer o tema chegar a diversos segmentos e grupos sociais.

“A campanha #MesmaSeleção é uma ação voluntária de estudantes de Publicidade e Propaganda de uma Universidade em Natal em parceria com a Central de Transplantes do RN, nela nosso time recebe o reforço do Projeto PróTransplante da ONG Instituto do Bem. Clubes de futebol, empresas parceiras e os demais envolvidos não receberão nenhum tipo de pagamento pelo apoio à causa social”, conclui a subcoordenadora.

Reprodução: Jornal de Hoje