3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Cuidado contra Aedes aegypti para grávidas deve ser redobrado

Geral

27.10.2016

Vírus da zika atinge principalmente os sistemas imunológico e neurológico. Saúde confirmou 1.358 casos de dengue em Bauru em 2016

A dengue, zika e febre chicungunya estão controladas em Bauru (SP), mas, com o calor, o risco de proliferação do Aedes aegipty aumenta. Por isso a prevenção continua sendo a forma mais eficiente contra essas doenças. Para as grávidas os cuidados devem ser redobrados.

Desde que descobriu que estava grávida, a rotina da auxiliar de escritório Brenda da Silva Alves mudou e ela não fica sem o repelente. Ela já está com cinco meses de gestação e tem medo de pegar o vírus da zika. "Agora a gente redobra a aplicação de repelente, ainda mais nesse tempo mais quente. Cuidado em casa, com água parada, com as plantas para evitar que tenho o mosquito Aedes”, diz Brenda.

egundo o médico infectologista Taylor Toscano Olivo, o vírus da zika atinge principalmente os sistemas imunológico e neurológico. Os sintomas são os mesmos da dengue só que mais leves, mas as gestantes tem que tomar ainda mais cuidados.

“O vírus parece provocar maiores problemas no feto quando as gestantes se infectam no primeiro trimestre, porém no 2º e 3º trimestres elas podem pegar a doença e o bebê, porém não ter as lesões neurológicas, isso não quer dizer que as crianças não possam ter alterações posteriores.”

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados na cidade 1.358 casos de dengue, um de chikungunya e quatro de zika neste ano em Bauru. Isso significa que a doença está sob controle, mas com a chegada da primavera e proximidade do verão, a atenção é ainda maior. Mais chuvas representam mais criadouros, e com o calor o mosquito fica mais agitado e as pessoas, com roupas mais curtas, braços e pernas expostas, correm mais risco de ser picadas.

As quatro pacientes com zika em Bauru eram gestantes. Segundo o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica Ezequiel Aparecido dos Santos, os bebês nasceram sem nenhum dano neurológico e todos serão acompanhados até os três anos de idade. “Elas vão ser encaminhadas para estimulação precoce com acompanhamento de fisioterapeuta, neurologista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional.”

Fonte: g1