3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Fiocruz realiza pesquisa sobre saúde e bem-estar do idoso em Natal

Geral

01.10.2015

Natal foi selecionado como um dos 70 municípios do país para participar do Estudo Longitudinal de Saúde e Bem-Estar dos Idosos Brasileiros (Elsi-Brasil), conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz e apoio do Ministério da Saúde. A pesquisa pretende produzir informações importantes para subsidiar a formulação de políticas para a promoção do envelhecimento ativo e melhorar a qualidade da assistência às pessoas acima de 50 anos de idade.

Segundo a chefe do Setor de Ações Programáticas em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Jéssica Sales, o estudo será realizado por meio de entrevistas domiciliares, feitas por servidores da própria fundação que chegaram à Capital nesta quarta-feira (30) e que devem iniciar as visitas ainda nesta semana.

“As entrevistas serão feitas pelo pesquisadores da própria Fiocruz, treinados e certificados pela entidade, por isso, é muito importante que as pessoas estejam atentas para a identificação deles, por medida de segurança. Já orientamos os distritos sanitários de Natal para que fossem feitas as explicações necessárias aos usuários, para que eles saibam reconhecer os pesquisadores e participem do estudo”.

Jéssica explicou ainda que as visitas serão concentradas nos bairros do Alecrim, Felipe Camarão, Potengi e Rocas e que durante as entrevistas, serão feitos a medição de pressão arterial, de medidas antropomédicas e a avaliação da capacidade funcional de todos os moradores do imóvel que tenham 50 anos ou mais.

Promoção do envelhecimento ativo

A Fiocruz informou que pesquisa será realizada em uma amostra de dez mil indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos, residentes em 7,5 mil domicílios de 70 municípios situados em diferentes regiões do país. O objetivo principal é examinar a dinâmica do envelhecimento da população brasileira e seus determinantes, assim como a demanda dessa população para os sistemas sociais e de saúde.

Seus resultados produzirão informações estratégicas para ajudar o Ministério da Saúde a elaborar políticas para a promoção do envelhecimento ativo e para melhorar a qualidade da atenção à saúde para as pessoas nas idades mais velhas.

Fonte: O Jornal de Hoje