3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Fórum discute defesa profissional, cooperativismo e residência médica

Geral

01.08.2015

Na última sexta-feira (31), aconteceu no auditório do CREMERN, o 1º Fórum em Defesa Profissional dos Núcleos de Especialidades -COOPMED- que tratou diversos assuntos, entre eles: cooperativismo, residência médica e defesa profissional.
Na oportunidade, foi servido um coquetel para dar as boas-vindas aos presentes.
O médico otorrinolaringologista, Gustavo Sá explicou como surgiu a ideia de realizar o evento. “Através dos Núcleos de Especialidades da COOPMED e, em especial, o Núcleo de Otorrinolaringologia que sentiu a necessidade, de discutir questões inerentes a área médica”, disse e acrescentou que, o momento é de chamar as entidades de classes para discutir a atual situação.
O presidente da COOPMED, Dr. Julimar Nogueira agradeceu a presença de todos e proferiu algumas palavras. “Um momento único e que deve ser aproveitado ao máximo, para abordarmos as diversas situações que são encontradas no dia-a-dia. Abraçamos prontamente, a ideia da realização do evento”, comentou.
Marcos Lima, presidente do CREMERN também fez o seu pronunciamento. “Sejam bem-vindos e, com certeza, a nossa expectativa para o evento é a melhor possível, pois estão presentes profissionais capacitados e que só tem a enriquecer, ainda mais, o nosso debate”, concluiu.
A Presidente da Associação de Otorrinolaringologia Norte-Riograndense, Isabelle Soares explicou a importância do momento. “No dia-a-dia, surgem vários questionamentos a respeito das relações de trabalho entre os médicos, serviços públicos e as operadoras de saúde. A Associação se posiciona a favor do cooperativismo”, ressaltou a presidente, Isabelle Soares.
Arthur Danila, Presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes (SP), fez uma ampla abordagem a respeito do que é a residência médica, os direitos adquiridos e como criar uma associação de residentes. “O que quero mostrar é a importância da residência médica, na formação de especialistas”, comentou.
Xisto Tiago de Medeiros Neto, Procurador Regional do Trabalho participou do debate e citou diversas questões inerentes ao exercício profissional dos médicos. “Vou abordar questões jurídicas que envolvem a atividade do médico residente e, além disso, assuntos referentes a precarização e exploração do trabalho, na área médica”, finalizou.
Vânia Morais, advogada da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia de São Paulo, esteve presente no evento. “Quero colocar a Associação à disposição para agregar valor e trocar experiências”, falou.
O presidente da Cooperativa dos Otorrinolaringologistas do Ceará, Marcus Lima ministrou palestra sobre: “A importância do Cooperativismo como Entidade de Defesa Profissional e Proteção aos Pacientes. Obstáculos para sua implantação e desenvolvimento, como superá-los”. “Temas relevantes vão ser debatidos e que, com certeza, irão impactar positivamente em assuntos como: honorários médicos e consequentemente, na qualidade da assistência médica do RN”, destacou.
O evento contou com os patrocínios da ACTMED, Audibel, Salutem e Gestomed. 

Fonte: Assessoria de Comunicação COOPMED