3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Hospital Santa Catarina entrega melhorias à comunidade

Geral

18.11.2014

Proporcionar maior conforto na atenção e cuidado as parturientes do Sistema Único de Saúde. Com esse objetivo o Hospital Dr. José Pedro Bezerra (HJPB), conhecido como Hospital Santa Catarina, entrega a comunidade norte-rio-grandense mais um espaço para proporcionar o acolhimento humanizado às mulheres antes do parto. A solenidade de entrega da sala de acolhimento será realizada às 10h da próxima quarta-feira (19) no pronto-socorro obstétrico do hospital.  

“A nova sala de acolhimento as gestantes vai funcionar na ala do antigo pronto socorro infantil do HJPB. Para isso, o hospital utilizou recursos próprios, na ordem de 19 mil reais, para ambientar o novo serviço de acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH) e com os critérios do programa Rede Cegonha do governo federal. Foi realizada a pintura, foram adquiridos mobiliários e insumos necessários para oferecer um maior conforto no atendimento a gestante no período de pré-parto”, explica Jaime Cesar de Melo, diretor geral do Hospital Santa Catarina.

O novo serviço vai dispor de duas salas para atendimento com classificação de risco que funcionará 24h por dia. Uma sala ficará reservada as gestantes com baixo e médio risco e a outra para os casos de maior urgência. “O local será reservado para estabilização da gestante, onde uma equipe composta por dois obstetras, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem farão a avaliação do estado da parturiente, para em seguida a mesma ser liberada ou encaminhada ao pronto socorro obstétrico e realizar o procedimento de parto. Significa uma melhoria de 200% para a mulher que se encontra nesse momento tão delicado”, destaca a coordenadora de enfermagem do HJPB, Maria José Pontes.

Atualmente o hospital que é referência em partos de alto risco e atendimento neonatal no Rio Grande do Norte, realiza uma média de 450 a 500 partos por mês, destes 45% são cesáreas. Localizado na Zona Norte de Natal, o Hospital Santa Catarina recebe uma demanda expressiva de usuários do SUS, pois atende a população tanto da região metropolitana, como de outros municípios do interior do estado. Destaca-se ainda por ser há mais de 10 anos um Hospital Amigo da Criança, título concedido pelo Unicef e pela PNH graças a atuação do Banco de Leite Humano do hospital no incentivo ao aleitamento materno e por disponibilizar às pacientes que se encontram com os filhos internados a Casa Gestante/Bebê e método Canguru em toda a UTI Neo.

Fonte: Assessoria Sesap