3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Projeto da Casa Durval Paiva conquista prêmio do Ministério da Cultura

Geral

25.01.2016

O Projeto Viva a Leitura, desenvolvido na Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva desde o ano de 2007, conquistou o prêmio 'Todos Por Um Brasil de Leitores', do Ministério da Cultura (MinC). O projeto oferece às crianças e adolescentes em tratamento, um espaço dedicado ao universo literário infantojuvenil, além disso, a ideia estende-se aos alunos da rede pública e pacientes de hospitais credenciados, através de uma biblioteca itinerante.

Na Sala de Apoio Pedagógico da Casa Durval Paiva ocorrem oficinas com contação de histórias, poesias, mamulengos, livros de pano e desenhos em quadrinhos. De acordo com Rilder Campos, presidente da instituição, a intenção é despertar o interesse pela leitura nos pacientes e fazer com que os visitantes se interessem por novas experiências. "Criamos o Projeto Viva a Leitura não só para despertar nas crianças e adolescentes o interesse e o gosto pela leitura e conhecimento, mas também para contribuir com o desenvolvimento e formação de indivíduos que possam se tornar cidadãos atuantes na sociedade.”, diz.

O prêmio concedido pelo Ministério da Cultura procura identificar, divulgar e potencializar iniciativas que contribuam para um Brasil de leitores, ao dar continuidade a ações de incentivo à leitura, difundir metodologias que possam ser compartilhadas e ampliar o acesso à informação, à leitura e ao livro para todos os cidadãos. Nesta última edição, 349 propostas de todo o Brasil foram inscritas, sendo 182 habilitadas e 80 contempladas. Dentre estas, o Viva a Leitura ficou entre os 52 projetos da categoria destinada às iniciativas em espaços não formais de leitura.  

Fonte: Tribuna do Norte