3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Projeto do Walfredo Gurgel ajuda servidores a deixar vício do tabagismo

Geral

26.09.2016

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), através do Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador (Nast), está com inscrições abertas para mais uma turma do Grupo Terapêutico Para Abandono do Tabagismo.

O primeiro encontro acontece no próximo dia 5 de outubro e, para participar, os interessados devem procurar o Núcleo de Assistência para uma consulta médica preliminar. São aceitos apenas servidores e seus familiares. Para todos os participantes, são disponibilizados: apoio médico, psicológico, dicas nutricionais e de relaxamento.

A iniciativa faz parte de uma política do Ministério da Saúde (MS) de incentivo à população para largar de vez o cigarro. Por essa razão, os trabalhos semanais serão baseados em um cronograma de ações norteado pelo MS.

A coordenadora do Nast, Leila Rodrigues, diz que “nossa intenção é auxiliar tanto quem já tem a vontade de deixar de fumar, como quem quer largar o vício, mas não encontra suporte para fazê-lo”. Ainda segundo ela, “nos dias de discussões, os profissionais envolvidos no suporte psicossocial, farão explanações e apresentações sobre os males causados pelo cigarro. Em contrapartida, os participantes darão depoimentos quanto à resposta positiva ou não aos trabalhos desenvolvidos a cada semana”.

A diretora geral do HMWG, avalia o trabalho como de extrema importância. “O tabagismo mata 6 milhões de pessoas no mundo anualmente. Não sabemos o quantitativo de funcionários que são tabagistas, mas sabemos que sem um apoio, sem orientação e sem alguém que lhe mostre que é possível, essa luta é bem mais difícil. Por isso esses grupos são tão importantes. É um ajudando ao outro e todos unidos em um só objetivo”.

Desde o início da atividade (em maio de 2014) mais de 60 servidores já passaram pelo grupo terapêutico.

Fonte: Nominuto