3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Projeto Mais Médicos abre cinco novas vagas para unidades de saúde de Natal

Geral

27.01.2016

O Projeto Mais Médicos para o Brasil, abriu cinco novas vagas para profissionais formados em instituições de educação superior e que possuam registro no Conselho Regional de Medicina (CRM Brasil) e atuem nas unidades de saúde de Natal. Atualmente, 42 médicos, entre brasileiros, cooperados cubanos e intercambistas (brasileiros que estudaram fora do país), estão atuando no atendimento aos usuários do sistema municipal de saúde.

A coordenadora do Núcleo de Provimentos e Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Walkíria Maria de Oliveira, explicou que caso as vagas não sejam preenchidas nas duas chamadas para os médicos que possuam número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM Brasil), o edital será aberto aos brasileiros que se formaram no exterior e, em seguida, aos profissionais estrangeiros.

Novas regras a serem observadas pelas operadoras de planos de saúde para melhorar o atendimento aos usuários (Foto: Divulgação)
o edital será aberto aos brasileiros que se formaram no exterior e, em seguida, aos profissionais estrangeiros. (Foto: Divulgação)
A primeira chamada está prevista para os dias 11 e 12 e 15 e 16 de fevereiro, quando os médicos deverão se apresentar ao município com os documentos solicitados. Já a segunda chamada deve ocorrer dia 19 de fevereiro. “Os médicos que forem selecionados devem começar a trabalhar nas unidades de saúde já no dia 1º de março, conforme o cronograma de eventos determinado pelo Edital nº 02/2016 do Ministério da Saúde”.

Os candidatos que possuírem o título de especialista em Medicina de Família e Comunidade ou em Saúde da Família; tiverem concluído a Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade; comprovarem atuação como médico em equipe de Saúde da Família com carga horária mínima de 40h semanais ou participado do programa de Educação pelo Trabalho – PET (Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde Indígena) receberão pontos de titulação e experiência para a classificação geral.

Mais Médicos

O programa do governo federal foi criado em 2013, para ampliar a assistência na Atenção Básica, levando médicos às regiões com carência de profissionais. Além do provimento emergencial de médicos, a iniciativa prevê ações voltadas à infraestrutura e à reestruturação da formação médica no país. Entre os planos de estruturação da saúde brasileira, a União investe na expansão da rede com reformas e construções de unidades de saúde e a criação de novas vagas de graduação em Medicina e de residência médica voltada para a formação de especialistas com foco na valorização da Atenção Básica e outras áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Portal no ar