3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Saúde destaca importância da vacinação contra paralisia infantil

Geral

31.08.2015

Mais de 30 mil crianças ainda precisam ser vacinadas contra a paralisia infantil em Natal. Balanço divulgado pelo Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta que até o momento 17.935 crianças foram imunizadas durante a 36a Campanha Nacional Contra a Poliomielite, que iniciou no dia 15 deste mês, o que corresponde a 36,33%. A expectativa é vacinar aproximadamente 50 mil crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, o que representa 95 % do público-alvo. Todas as crianças nessa faixa etária devem ser imunizadas, mesmo que já tenham completado o esquema vacinal contra a pólio. Neste caso, a dose servirá como reforço na proteção.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Juliana Araújo, explica que não há perspectiva de que a campanha seja prorrogada, portanto é essencial que os pais e responsáveis levem suas crianças nos postos de vacinação até amanhã (31), quando encerra-se a campanha. “A vacina é segura e tem elevada eficácia entre 99% e 100%. Crianças com sintomas como tosse, coriza, rinite ou diarreia podem receber a vacina normalmente”.

O objetivo da campanha, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios, é manter o país livre da pólio, uma vez que o último caso da doença foi registrado em 1989. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem. Entretanto, como alguns países da África e Ásia ainda apresentam casos da doença, é essencial manter a população vacinada, para garantir que a paralisia permaneça erradicada no Brasil.

“A vacinação ainda continua sendo a única forma de prevenir a paralisia infantil, uma doença que não tem tratamento. Falta apenas seis dias para encerramos a campanha e é fundamental que pais e responsáveis levem as crianças para receber a vacina até esta segunda-feira (31), para mantermos a pólio erradicada no Brasil. Como a campanha serve como reforço da vacinação, todas as crianças devem ser levadas às unidades de saúde para continuarem protegidas da paralisia infantil”, orienta o secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca.

Outras doenças, como sarampo e caxumba, também podem ser evitadas por meio da vacinação ainda na infância. Para isso, este ano o Ministério da Saúde realiza, juntamente com a campanha contra a pólio, ação para atualizar a caderneta de vacinação infantil. A orientação é que pais e responsáveis, quando levarem as crianças para receber a gotinha contra a paralisia, apresentem a caderneta ao profissional de saúde, que irá avaliar a necessidade da administração de outras vacinas.

Assim, doses que estiverem em atraso poderão ser aplicadas na hora ou agendadas para outra data, mantendo o esquema vacinal da criança atualizado. Durante a campanha, serão disponibilizadas vacinas contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras.

Fonte: NoMinuto