3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Sesap alerta para os cuidados com alimentação durante o verão

Geral

19.02.2015

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), alerta para os cuidados com as refeições feitas na praia durante o verão.

De acordo com Mychelle Kytchia, nutricionista da Sesap, na praia muitos alimentos são expostos durante um período prolongado a temperatura ambiente, o que aumenta a contaminação por microorganismos patogênicos (micróbios). Ela explica que um alimento pronto pode ficar em temperatura ambiente, no máximo, durante 30 minutos.

O consumo desses alimentos sem as adequadas condições de conservação pode desencadear desde leves diarreias até problemas gastrointestinais mais graves. Para evitar o consumo dos alimentos vendidos pelos ambulantes a dica da nutricionista é para antes de sair de casa, fazer um lanche, ou levar lanches prontos. “Barrinhas de cereais, frutas e pacotinhos de sementes (castanhas, amêndoas, nozes). Conservar em bolsas térmicas para evitar a contaminação e beber bastante água para aproveitar o melhor da estação”, finalizou Mychelle Kytchia.

– See more at: http://www.saude.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=53780&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=NOT%CDCIA#sthash.zNYI6QIy.dpuf

Fonte: Assessoria Sesap