3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Setor de alimentação apresenta crescimento no RN

Geral

11.05.2016

Cada trabalhador potiguar gasta, em média, R$ 29,18 por dia com algum tipo de alimentação fora do lar. Esse é o valor do ticket médio deixado nos 7 mil estabelecimentos que atuam nesse segmento no Rio Grande do Norte – 4,4 mil deles – de acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. A tendência é que o setor se fortaleça ainda mais nos próximos anos. É o que acredita o consultor Márcio Basso.

“Temos um cenário favorável. Quem tiver capacidade de ultrapassar esse momento econômico vai crescer. Estamos evoluindo num contexto mais urbano e a presença da mulher no mercado de trabalho se consolida mais. Esses fatores levam ao consumo de alimentos fora de casa”, explica o consultor, que ministrou a palestra ‘Cenários e Tendências de Alimentação fora do Lar’, durante o lançamento do Programa Receita de Sucesso, uma metodologia que está sendo oferecida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte a empresários desse segmento.

Segundo Márcio Basso, o total gasto pela família com alimentação especificamente fora de casa tem uma tendência de crescimento. Nos últimos seis anos, esse indicador de consumo saltou de 24% para 33% no Brasil. E a perspectiva é de mais avanço na avaliação do especialista.

As diversas possibilidades de formatar melhor a empresa e agregar serviços diferenciados, tornando o empreendimento mais competitivo foi o tema da palestra, intitulada ‘Características dos Empreendimentos de Alimentação fora do Lar’, da consultora Cida Santos.

O programa Receita de Sucesso reúne palestras com temas específicos para o segmento, um workshop de engenharia de cardápios, consultorias de gestão e inovação, ações de acesso a mercados, promoção comercial, novos conhecimentos e atualização das informações vitais para o sucesso da gestão dos pequenos negócios deste segmento. Além disso, participantes ganham cinco cartilhas com dicas e orientações empresariais para os pequenos negócios do setor.

O lançamento da ação contou com a presença do diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, que destacou a importância da busca por capacitação por parte do empresariado. “Inovar a todo tempo é a saída. É muito importante que o empresário esteja atento às mudanças. Estamos inovando em soluções mais adequadas ao momento do mercado”, ressalta o diretor referindo-se ao programa, cuja metodologia foi idealizada por especialistas em gestão empresarial do Sebrae em São Paulo. Também participaram do lançamento o presidente da seção RN da Abrasel, Max Fonseca, e o consultor de atendimento corporativo do Senac-RN, Raul Pontes, além dos empresários do segmento.

De acordo com o gestor do Receita de Sucesso, Yves Guerra, o programa está estruturado e com programação que prossegue até dia 20 de junho. A próxima programação do programa está agendada para o período de 16 a 20 deste mês. Trata-se do curso Sabor e Gestão: Boas Ideias para Alimentação Fora do Lar. Essa capacitação abordará tópicos, como produto, compras, Atendimento, Equipe, Estrutura, Preço, Gestão, Marketing, Boas práticas, Responsabilidade social.

Segundo Yves Guerra, mesmo quem não participou dessa primeira ação pode se inscrever no curso. As inscrições pode ser feitas pelo 0800 570 0800. Podem participar empresários e potenciais empreendedores do setor de alimentação fora do lar: bares, restaurantes, lanchonetes, buffets, food trucks e quiosques. 

Fonte: Novo Jornal