3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

SMS realiza coleta de água para análise em mais de 200 pontos de Natal

Geral

03.07.2015

A água utilizada para consumo humano é um bem essencial que garante saúde e qualidade de vida à população, quando distribuída em quantidade suficiente e com qualidade que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente. Como forma de garantir a qualidade e segurança da água servida aos natalenses, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem intensificado o trabalho do Programa de Vigilância na Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua/Natal). No primeiro semestre de 2015, realizou a coleta de água para análise em mais de 200 pontos do município, distribuídos em 36 bairros, nas quatro regiões administrativas da cidade.

O objetivo do Vigiágua é garantir à população o acesso a água saudável compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente (Portaria 2914/11 – MS). Atualmente, o programa utiliza o Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) – principal instrumento do Programa Vigiágua que auxilia o gerenciamento de riscos à saúde e da qualidade da água para consumo humano.

Segundo o chefe do Setor de Vigilância Ambiental, Marcílio Xavier, o Sisagua gera relatórios com informações que possibilitam conhecer as características do abastecimento de água no país a partir dos dados inseridos ou enviados rotineiramente pelos profissionais do setor de saúde da Vigilância e também pelos responsáveis pelo abastecimento e controle de água.

“Com o Sistema, temos conhecimento da cobertura populacional por cada uma das formas de abastecimento de água nos municípios e estados no Brasil, relatório de amostras fora do padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente, para cada forma de abastecimento, e também dados dos municípios que não possuem informação no sistema, entre outros”, explica Marcílio Xavier.

Em parceria com a Unidade Setorial de Informática (USINFO) está sendo desenvolvido um sistema de informação da Vigilância da Qualidade da Água para o consumo humano (SISAGUA/NATAL), que possibilitará o fornecimento das informações referentes a qualidade da água por bairro e pelo sistema de distribuição, na forma de mapas e planilhas. Além disso, está sendo desenvolvido um aplicativo que permitirá que o técnico do Programa envie resultados de análises para serem apresentadas em uma sala de situação, no Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).

Reprodução: Jornal de Hoje