3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Walfredo Gurgel começa a reduzir macas no Corredor da Clínica Médica

Geral

29.07.2014

Aos poucos a realidade do maior hospital de trauma do Rio Grande do Norte (RN) começa a tomar um novo rumo. A área mais crítica de pacientes internados começou a ter seu espaço regularizado na última sexta-feira (25) através de transferências para cirurgias ortopédicas, altas e a abertura de 40 vagas de leitos de retaguarda no Hospital João Machado. O processo que culminou com o completo esvaziamento do corredor da clínica médica teve seu ápice da última sexta-feira (25) até domingo passado, período em que permaneceu totalmente livre de macas. Porém, devido a mais um final de semana com número elevado de acidentes de trânsito, na manhã desta segunda-feira (28), seis macas voltaram a ocupar o corredor da clínica médica do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG).

Assim como o corredor do trauma (que há quase um ano permanece sob controle – alternando seu esvaziamento com a permanência temporária de até cinco macas, por um período menor que 48h) um conjunto de ações articuladas pela Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), através do corpo diretivo do HMWG, Núcleo de Acesso à Qualidade Hospitalar (NAQH) e Núcleo Interno de Regulação (NIR), resultou na saída das macas da área conhecida como corredor da clínica médica.

A diretora geral do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), Maria de Fátima Pereira Pinheiro, diz que estas ações se dividiram em três frentes principais: a busca ativa do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) junto ao NIR e ao NAQH, a aplicação da ferramenta eletrônica Kanban e a abertura dos leitos de retaguarda no Hospital da Polícia Militar e do Hospital João Machado.

Através de uma equipe multidisciplinar, o SAD, o NIR e o NAQH, identificam pacientes em condições de receber alta, agilizam transferências para outras unidades de saúde e participam do constante trabalho de desospitalização responsável. O objetivo é, através da busca ativa, identificar internos com quadro de alta médica. Assim, é possível uma maior circulação dos leitos de enfermarias, gerando vagas e diminuindo o número de macas nos corredores. Já a ferramenta eletrônica kanban vem possibilitando o monitoramento 24h do volume de entrada e saída dos pacientes internos. O software tem garantido ainda conhecer os bairros e cidades de origem dos pacientes que dão entrada no (PSCS), além de identificar a demanda diária de cada especialidade. Por fim, a abertura de 40 leitos de clínica médica de retaguarda no Hospital João Machado e mais 16 no Hospital da Polícia Militar tem garantido uma maior rotatividade dos leitos no Walfredo Gurgel.

Apesar da rotina de trabalho estar alcançando os resultados (há tempos) esperados, Fátima é cautelosa e chama a atenção para o fato de que as áreas de circulação nunca foram próprias para a permanência de pacientes em macas. “Corredor é área de livre circulação e não de internação. É preciso que todos os entes entendam suas responsabilidades. Os municípios necessitam fortalecer os serviços da atenção básica e de pronto atendimento de suas cidades evitando a transferência sem controle de pacientes para os hospitais da capital. Os gestores municipais precisam entender esse fluxo de atendimento a fim de compreender que corredor não é vaga”.

A preocupação da diretora é justificada. Fátima relata que neste fim de semana recebeu uma ligação um tanto equivocada de um município do RN e que a deixou bastante chocada. “Recebi uma ligação esse fim de semana de um hospital afirmando que ia mandar um paciente para o Walfredo Gurgel somente porque nós tínhamos vagas, pois estávamos com os corredores vazios. Isso é um completo absurdo. Cada município deve criar mecanismos de melhorar a assistência aos seus pacientes e não, apenas, transferi-los para o Walfredo Gurgel”, questionou. 

Outros profissionais do hospital, que lidam diretamente com a assistência aos pacientes no (PSCS), apesar do momento delicado, já começam a ver as mudanças com entusiasmo. A enfermeira da classificação de risco, Rita Lídia de Medeiros, conta que ainda na sexta-feira começou a receber através de uma rede social, as fotos do corredor vazio e, surpresa, ficou ansiosa para ver a área de perto. “Está muito bom. Quando deixei o hospital na última quinta havia mais de 20 pacientes no corredor (da clínica médica). Da forma que estar melhora a qualidade da assistência, o fluxo de pacientes e diminui a sobrecarga de trabalho para os funcionários”, afirmou.

O técnico de enfermagem, Ronilton França dos Santos, também recebeu com entusiasmo a clara redução do número de macas no corredor da clínica médica. Ao terminar seu plantão na sexta-feira passada, o Setor de observação II estava com 16 pacientes sob sua assistência. Hoje, ao chegar para começar seu plantão, ele possui apenas um paciente sob seus cuidados.

A diretora afirma que “o trabalho de desospitalização responsável até hoje é diário e muito importante para todo o hospital. Visitamos enfermarias, Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), Centro de Recuperação Pós-operatório, entre outros serviços e levantamos o número de transferência e altas. Isso nos permite uma melhor circulação dos leitos”.

Fonte: Assessoria Sesap